Núcleo familiar e o impacto da comunicação mercadológica voltada ao público infantil
Palavras-chave:
Núcleo familiar, Comunicação mercadológica, Hipervulnerabilidade, Marketing, Direito do ConsumidorResumo
Com o avanço da tecnologia, diversas inovações podem ser observadas nos setores da informação. Não é diferente no âmbito da comunicação mercadológica, em que se tem presente a contínua busca por mecanismos inovadores a fim de se promover o estímulo ao consumo, na sociedade. Nesse sentido, é mister salientar a carência do tão necessário amparo aos sujeitos hipervulneráveis. Outrossim, há de se ressaltar, e ainda questionar, o impacto resultante dessas ferramentas em certos corpos sociais, quais sejam, as crianças e seu núcleo familiar. Isto posto, faz-se fundamental identificar o problema da pesquisa em questão, qual seja, o impacto da comunicação mercadológica voltada às crianças para o núcleo familiar. Para tanto, tem-se o objetivo precípuo de se compreender o comportamento das crianças em ambientes digitais, quando expostas a mecanismos de comunicação mercadológica, bem como analisar a participação destes no ambiente familiar e a possível caracterização do núcleo familiar como uma coletividade hipervulnerável. Para tanto, serão coletados dados a respeito do comportamento das crianças no meio virtual, bem como produção científica acerca da temática, a partir de um raciocínio dedutivo, em que são tomadas premissas gerais sobre o tema para chegar a conclusões específicas a respeito do tema abordado. Os resultados apontam para uma vulnerabilização de todo o núcleo familiar que circunda a criança em razão da comunicação mercadológica a ela dirigida, o que demanda o reconhecimento daquele como um sujeito a merecer proteção específica, nos termos do ordenamento jurídico.