POLÍTICAS PÚBLICAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO BRASIL:

condição necessária para a promoção da cidadania

Autores

  • Luciana Antunes Neves Maia FADENORTE

Palavras-chave:

Políticas públicas; Crianças e adolescentes; Estado e (des)envolvimento

Resumo

No presente artigo, propomos a estudar as políticas públicas: sua origem; a forma como são propostas; como podem servir de instrumentos para minimizar as desigualdades e mazelas sociais e não somente serem uma resposta de que o Estado está ágil, atento e participante na busca dos resultados pelo bem estar da população. Nesse passo, procuramos identificar as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes; qual a inspiração dessas políticas; em que contexto são propostas, qual o alcance a que se propõem e qual a contribuição que elas apresentam para o desenvolvimento do cidadão – os que aqui nós recortamos – e para a sociedade. Ao dialogar com os autores, buscamos as respostas para as questões aqui levantadas, sendo a partir dessas últimas, a conclusão do nosso trabalho.

Biografia do Autor

Luciana Antunes Neves Maia, FADENORTE

Doutoranda em direito pelo Programa de Pós Graduação (PPGD) da URI/Santo Ângelo; Mestre em Desenvolvimento Social pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS) da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES); Bolsista CAPES

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Publicado

2023-07-31